top of page

Me ajude a segurar essa barra que é gostar de você... Bolão.

  • silviaaguiarprojet
  • 25 de fev.
  • 2 min de leitura

A canção "Cheia de Manias", interpretada pelo Grupo Raça Negra, é um verdadeiro clássico contagiante do pagode romântico brasileiro que marcou época nos anos de 1990. O pagode descreve a história de uma paixão avassaladora e as dificuldades enfrentadas pelo seu lírico diante do comportamento da pessoa amada, que é descrita como alguém cheia de manias. 

O dilema do amor descrito na canção expressa a admiração pela beleza e o charme dessa menina, que sabe de seu poder de atração e usa isso para dominar o coração do protagonista. 

Será que a nossa relação com o esporte do Bolão poderia ser expressa de forma diferente? Será que é mera coincidência? Então vejamos! O refrão "Então me ajude a segurar essa barra que é gostar de você" é um pedido de auxílio para lidar com a intensidade dos sentimentos que o cantor tem pela amada. A expressão "segurar essa barra" é uma gíria brasileira que significa enfrentar uma situação difícil para lidar com um problema complicado. Neste contexto, o desafio emocional de estar apaixonado por alguém que parece indiferente, ou não corresponde às expectativas em termos de relacionamento, é bem evidente. 

Quantas vezes pensamos em desistir da prática esportiva pelas exigências impostas pelo Bolão? A emoção e o drama presentes na letra descrevem perfeitamente a paixão que balança em momentos de dificuldades e desencontros promovidos pelo esporte da bola de madeira. Em muitos momentos a relação parece estar mais próxima de uma "Cilada", outro pagode de sucesso dos anos 90 interpretada pelo Grupo Molejo, que propriamente de um relacionamento amoroso. 

De qualquer modo, a nossa afeição ao Bolão reflete as complexidades de um relacionamento que está acima de qualquer hino do pagode brasileiro. Nós aprendemos, ao longo de décadas, a lidar com as diferenças de temperamento e personalidade do esporte das amizades. De todo modo, o Bolão "domina o nosso coração com esse seu jeito de fazer o que quer de nós. E ficamos sem saber o que fazer. Queremos te deixar, mas você não quer, não quer. Então ajude a segurar essa barra que é gostar de você..." (adaptado da crônica Cheia de Manias, da Letras)

ree

Edição e Redação: Blog O Braço de Ouro

 
 
 

Comentários


Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

PATROCINADORES

Contato

Telefone: (51) 99617.0262 
WhatsApp: (51) 99583.6056
E-mail: Silviaaguiar.projetos@gmail.com josecarloswerle@gmail.com

Obrigado pelo envio!

bottom of page